 |
Créditos: Clinica Healthy |
Quem é que não quer ter a pele linda e impecável? Para isso, por mais que você tenha muita preguiça, é necessário cuidados diários, como usar sabonetes e produtos de limpeza próprios para a pele e o seu tipo de pele, usar protetor solar todos os dias (não apenas quando vai à praia ou piscina), e o mais importante, dormir a quantidade de horas certas, livrar-se de vícios e ter uma alimentação saudável: você é o que você come! Além de tudo isso, é necessário também evitar alguns erros básicos que a maioria de nós cometemos, bora ver quais são eles?
Erros que você comete e que detonam sua pele
Ir para a academia com maquiagem: Com a vida corrida, muitas mulheres saem do trabalho ou faculdade direto para academia, com isso, acabam "esquecendo" de remover toda a maquiagem, o que é um grande erro.Alguns tipos de maquiagem contém óleos, sendo mais propensas a obstruir os poros. Suar abre os poros, e quando há alguma camada de maquiagem sobre a pele, combinando com a sujeira e bactérias, pode ocorrer de você ter problemas com acne por causa de cosméticos.
Espremer espinhas: Além das cicatrizes desagradáveis, se você usar muita força ao espremer a espinha, vai acabar tendo uma hiper pigmentação na área, gerando as terríveis manchas escuras difíceis de sair. Toda a pressão em cima da espinha que não está "pronta", digamos assim, pode levar a uma ruptura abaixo da pele, e se fizer isso sempre, as manchas se tornarão mais difíceis de desaparecer.
Esfoliar muito a pele: Esfoliar a pele é ótimo para remover as células mortas e impurezas, dando um ar mais jovem. Mas, muito de uma coisa boa pode se tornar ruim. Excesso de esfoliação pode irritar a pele e levar a descamação, se sua pele está muito sensível e vermelha, suspenda a esfoliação até que a pele volte ao normal. Não esfolie a pele mais de duas vezes por semana.
Dormir com maquiagem: Mesmo se você estiver muito cansada, é de extrema importância reservar um tempinho para cuidar da pele à noite, principalmente se você tem acne e/ou pele oleosa, para remover a maquiagem que foi aplicada e os óleos produzidos pela pele durante todo o dia.
Dividir maquiagem ou usá-las fora do prazo de validade: Além de causar irritações na pele, compartilhar maquiagem pode causar outras doenças mais sérias, ouvi isso da minha professora de biologia no 1° ano do E.M e nunca mais esqueci. Compartilhar rímel e pinceis pode te causar conjuntivite. Já emprestar os batons podem passar vírus, fungos e bactérias, causando aquelas doenças que passam com facilidade de boca para boca. Os riscos da maquiagem vencida são quase os mesmos, então, fique atenta a ela. Confira o post onde eu falei sobre o prazo de validade de cada produto que usamos, AQUI.
Esquecer do pescoço e das áreas próximas a ele: Já pensou, você com o rosto lisinho e o pescoço cheio de rugas? O pescoço é tão importante quanto o rosto, e delicado igual. Qualquer produto que você usar contra o envelhecimento no rosto, deve ser usado também no pescoço.
Esfregar os olhos: Eu faço isso e já vejo as consequências. Esfregar os olhos pode levar a criar linhas ao redor deles. A pele ao redor dos olhos é a mais fina do nosso rosto, e por isso, é a primeira a mostrar os sinais de envelhecimento. Evite remover a maquiagem esfregando ou de forma agressiva, não esfregue os olhos quando estiverem irritados ou cansados, geralmente é o que mais fazemos. Esses atos podem desgastar as fibras de colágeno e elasticidade da pele. Também aplique os cremes para essa área com o dedo anelar sempre e em movimentos suaves.
Tenha uma rotina de cuidados para a sua pele
Deixe a preguiça de lado e crie sua rotina de cuidados com a pele, no começo pode ser difícil, mas quando você se acostumar e notar os resultados não irá passar nem um dia mais sem ela. Antes de tudo, conheça bem o seu tipo de pele e use os produtos adequados, procure um dermatologista, ou se tiver sem grana, procure por resenhas e vá testando produtos.
Normal: textura fina, é suave, macia, flexível e dificilmente tem problemas com espinhas e manchas.
Oleosa: produz maior quantidade de óleo, tem poros dilatados, e desenvolve mais espinhas.
Seca: possui menos elasticidade e tem mais tendência a descamar.
Mista: algumas regiões são oleosas (queixo, nariz e testa), e outras são secas (ao redor dos olhos, boca e bochechas).
Sensível: é normal haver partes vermelhas, com coceiras, manchas, ardor, e às vezes descamação.
Após descobrir qual o seu tipo de pele e já ter os produtos preferidos, é hora de se cuidar diariamente.
O ideal é realizar as etapas acima duas vezes ao dia. Pela manhã, para preparar a pele para as agressões durante o dia, e a noite, para limpar a sujeira acumulada durante o dia, ok?
A limpeza é o passo mais importante, sem dúvidas, para limpar a sujeira acumulada. Tonificar a pele limpa os poros, removendo as sujeiras que o sabonete não retira. Esfoliar, como já foi dito, ajuda a remover as células mortas e rejuvenesce a pele, porém, só pode ser feita pelo menos duas vezes por semana. Hidratar a pele é necessário para evitar o ressecamento devido os processos anteriores. E proteger é essencial devido aos raios UV.
Pele limpa todos os dias: A Joice Pimentel, que tem
pele oleosa, poros dilatados e acne, fez resenha da
Máscara Facial Botanical da Mary Kay. Olha lá, clique
aqui.
Se você tem a
pele mista, veja a resenha que a Cláudia Naomi fez sobre a
base com efeito matte, da Vult, clicando
aqui. Mas, se sua
pele é oleosa, veja a opinião da Letícia Loureiro sobre a mesma base, clicando
aqui.
A Kiane Dantas tem a
pele oleosa, tem acne e espinhas, fez um post sobre os produtos que ela usa no dia a dia e está amando. Para ver o post, clique
aqui.
E por hoje é isso! Perdão pelo post enorme, mas eu amo produzir conteúdo e acabo me empolgando, já que cuidados com a pele continua sendo a dúvida de muita gente. Espero que tenha ajudado, e se você tem alguma dica extra, comenta ai, ta? Vou adorar saber! <3