Nesse post você verá
como conseguir parcerias para o seu blog. Hoje, os
blogs são uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet, sendo assim, atingem um volume alto de audiência, e, por isso, as empresas têm ficado cada vez mais de olho neles afim de investir em publicidades, já que é um meio mais barato e, dependendo da credibilidade do(a) blogueiro(a), dá muito mais retorno que os grandes portais de divulgações. Porém, você sabe
como conseguir parcerias para o seu blog? Então continue lendo e saiba mais!
1- Organize seu blog
Tenha um layout bacana, organizado e apresentável! É feio um blog desorganizado, com fontes coloridas, playlist, brilhos descendo do mouse, gifs, e todas as coisinhas usadas até uns 5 anos atrás. Não faça isso, ok? Deixe seu blog visualmente limpo. Se você está podendo investir, pague para ter um layout só seu e do seu jeitinho, se não, procure por layouts free e use-os.
É necessário ter domínio próprio? Há quem diga que sim, que blog com domínio "blogspot.com" é feio, é blog amador, e várias outras coisas, mas, EU digo que não é necessário ter um domínio próprio. Porém, tenha um domínio limpo também, evite letras repetidas exageradamente, bem como números e traços
2- Conheça seu nicho e seu público
Não saia atacando por todos os lados, querendo parceria com empresas de cosméticos se você fala sobre livros, afinal, seu público não é para isso, né? Conheça também quem são as pessoas que te acompanham: idade, sexo, onde moram, poder de compra, etc. Você pode descobrir isso fazendo uma pesquisa de público, tanto no blog, quanto em suas redes sociais e também usando o Google Analytics.
3- Tenha tráfego suficiente
Numa parceria a empresa quer lucro e saber se dará retorno, por mais que você seja simpática, talentosa e seu blog o mais organizado que existe, se você não tiver tráfego suficiente não conseguirá parceria. Preciso ter milhares de seguidores? Sim e não! Sim, porque algumas empresas focam muito na quantidade de seguidores, e não, porque algumas dão mais valor à qualidade dos seguidores e interação do blog. O que você precisa ter é conhecimento do número de páginas visitadas diariamente/mensalmente e visitantes únicos, para isso, recomendo usar o Google Analytics.
4- Alimente seu blog
Não é necessário fazer post todo dia, mas, ter 5 posts no mês não dá, né? Faça pelos menos 3 ou 4 postagens durante a semana. Esteja presente também em mais de uma rede social, o facebook, google+ e instagram são fundamentais no crescimento do seu blog.
5- Seja Verdadeira
O fato de várias empresas darem valor aos números deixa algumas blogueiras enlouquecidas, e não, as empresas não estão erradas, afinal, elas visam lucro. E por causa disso várias correm atrás de seguidores a todo custo, o mais comum é o famoso "Segue? Sigo de volta", trocam comentários e usam aplicativos para ganhar curtidas/seguidores no instagram. E gente, isso me deixa envergonhada!
Quando você consegue uma parceria, ela está confiando em você! Acha mesmo que os seguidores que você conseguiu através do "sdv", os falsos comentaristas e principalmente os falsos seguidores/curtidores irão dar algum retorno? E sabe o que vai acontecer? Quando a empresa perceber que o lucro foi zero a parceria será encerrada.
Seja verdadeira, tenha poucos seguidores, mas tenha por merecimento.
Prontinho, blog organizado, alimentado, público conhecido, nicho definido e tráfego ok, é hora de ir atrás. Vejo muitas meninas falarem que é feio pedir parceria, que queima o filme e mil e outras coisas, mas eu pergunto: é feio procurar emprego? Quando estamos com o currículo pronto em casa não esperamos ninguém chegar e perguntar se queremos emprego, temos que ir atrás. Assim funciona com os blogs, pois as parcerias são uma forma de trabalho. Da mesma forma que você vai atrás, terá um momento que também vão te procurar.
6- Mídia kit
O mídia kit é o currículo do nosso blog, nele é apresentado os dados e pontos positivos do blog, além de breve apresentação sobre quem escreve e quais as formas de divulgações que você oferece. É com ele que a maioria das blogueiras conseguem parcerias, afinal, é o jeito mais fácil de apresentar nosso blog. Fique ciente que a maioria das empresas exigem um mídia kit!
7- E-mail de apresentação
Se você não tem um mídia kit, e também a empresa não exige, tenha um e-mail de apresentação pronto. Nesse e-mail deve conter um breve descrição sobre você e seu blog (bem breve mesmo, nada de contar sua vida), fale sobre seu conteúdo, tipos de posts mais visualizados, enfim, venda seu peixe mas sem encher linguiça. Seja gentil e deixe claro que está aberta a ouvir as propostas da empresa!
8- Pesquise empresas
Tudo certinho? Agora pesquise por empresas, o contato é sempre feito por e-mail. Conheça a empresa em questão e, principalmente, seu tamanho, não adianta querer parceria com empresas grandes se seu blog é novo, suas chances são mínimas. O bacana é crescer junto, então procure por empresas pequenas.
Como encontrar empresas? Eu encontro através do instagram, vejo se tem a ver comigo, meu público e blog, pesquiso sua reputação, e principalmente se faz parcerias com blogueiras pequenas. Mesmo com essa explosão de blogs algumas empresas não tem cash para divulgar nesse meio, e outras acreditam que blogs não alcançam tantas pessoas.
Além do instagram, você pode pesquisar também em outros blogs (com mesmo nicho que o seu) quais empresas fazem parceria e ir atrás delas.
9- Esteja preparada para ganhar um "não"
As parcerias não aparecem assim de cara, você vai receber alguns "nãos" e precisa levar numa boa. Algumas empresas terão interesse, outras não, ou talvez retornem depois, você não precisa desanimar e nem ser mal educada ao receber a resposta.
Não insista, não encha a caixa de entrada das empresas. Não teve retorno? Deixe pra lá. Também não mendigue, já vi várias pessoas cometendo esse deslize: "por favor, faça parceria comigo, me dê produtos" "não tenho nenhuma parceria, seja minha primeira, por favor", isso vai te queimar.
Se optar pelo e-mail, veja se a ortografia está correta, e principalmente, NÃO ERRE O NOME DA EMPRESA.
10- Dê o seu melhor
Depois de tudo você conseguiu uma parceria, então, dê o seu melhor! A empresa confiou e acreditou em você, não custa nada caprichar, né? Isso te abrirá novas portas. De início você pode conseguir um anunciante, e esse anunciante pode se tornar uma parceria fixa.
Não tenha medo nem vergonha de correr atrás do crescimento do seu blog, seu amado blog, o qual você tanto se dedica. Jamais feche uma parceria na qual você não terá lucro ou não tem a ver com seus leitores, antes de tudo seja fiel à você e a eles.
Digo também, se você começou seu blog de olho nas parcerias volte duas casas, pois você começou errado. Blogar, além de tudo, exige amor e dedicação, as parcerias são os frutos.
Qualquer dúvida, ou queira acrescentar algo, é só comentar. Não deixe de seguir o blog, ta? Irá deixar uma blogueira feliz demais! ♥