PUBLICIDADE

SEO para iniciantes - Guia Básico para otimizar suas postagens

04 outubro 2016
SEO - Search Engine Optimization - o melhor amigo dos blogs e uma pequena dor de cabeça para os blogueiros. Esse conjunto de técnicas pode aumentar o tráfego de um blog e há uma inúmera quantidade de recursos para entender e implementar SEO em seu blog, pode parecer difícil (e realmente é), mas pelo menos o básico você que é iniciante consegue aprender e colocar em prática. Nesse post você verá um guia básico com dicas de SEO para iniciantes para aprender como otimizar seus posts.

Técnicas de SEO para blogger


Eu vejo muitas pessoas reclamarem que usam o básico do SEO em seus blogs, porém, não veem resultado algum. SEO é uma estratégia com resultado a longo prazo, não pense que fazer otimização on page (otimizar uma página) e otimização off page (fatores externos) fará seu blog chegar ao topo dos resultados de pesquisas de imediato, pois não fará. É sim possível, mas para os experts no assunto.

Mês passado eu só publiquei 5 artigos aqui no blog, quantidade bem menor que a de costume, e mesmo assim as minhas visitas só estão aumentando. Os frutos do esforço colocado nas publicações anteriores estão sendo colhidos agora, e 76,8% do meu tráfego é orgânico.

Mas, vamos deixar de enrolação? Saiba como criar um artigo visível para mecanismos de pesquisa.


1- Determine suas palavras-chave


Com o tema do post em mãos, minha próxima etapa sempre é fazer uma procura pelas palavras-chave que irei usar, são elas as responsáveis por fazer um artigo ser encontrado nas pesquisas. 

Como escolher as palavras-chave corretas? Eu sempre determino as minhas pensando em quais palavras eu usaria para pesquisar sobre o tema, e às vezes também uso as sugestões dadas pelo próprio Google.

Mas, se você sente dificuldade em determiná-las dessa forma pode usar o Google Keyword Planner, basta clicar no link abaixo para visualizar um passo a passo simples:


2- Use palavras-chave no artigo


Após determinar minhas palavras está na hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no post, e adicioná-las no artigo. Mas como eu já citei antes, as palavras-chave devem ser incluídas de forma natural, você está otimizando para mecanismos de pesquisa, mas quem lerá são pessoas.

Onde incluí-las? 

Título: Um fator importante do SEO on page é o título, então, certifique-se de manter a palavra ou frase nele, de preferência no início, e não o deixe ultrapassar 70 caracteres (incluindo espaços). 

Meta Descrição - Descrição de pesquisa: A descrição de pesquisa é um resumo do que será visto no artigo, apesar de não ter poder de rankeamento é bacana usá-la e incluir as palavras-chave nela para que assim o usuário veja, em negrito, do que se trata. Seja breve e use as palavras que foram definidas!

Introdução do artigo: A introdução tem grande importância no rankeamento, pois têm uma atenção maior dos mecanismos de pesquisa, por isso certifique-se de acrescentar nas 150 primeiras palavras do artigo suas palavras-chave.

Desenvolvimento do artigo: De forma natural as palavras-chave devem ser incluídas também no desenvolvimento, as deixando em destaque usando negrito ou itálico para que o Google consiga identificar sua importância.

URL: A palavra-chave deve estar incluída também na URL, pois ela tem um peso importante no rankeamento. Certifique-se de alterar o link permanente do artigo antes de publicá-lo, não deixando-o tão longo, pois pode ser entendido como spam.

Técnicas de SEO para blogger


Título e texto alternativo das imagens: Os robôs não leem imagens, portanto é necessário usar suas propriedades para mostrar a eles do que se trata. Das duas propriedades o texto alternativo é o mais importante, pois ele que é usado para identificar a imagem.

Como otimizar imagens para SEO


3- Renomeie e redimensione suas imagens


Não coloque suas imagens no post antes de renomear, não é bom para a otimização uma foto com nome DSC00261.jpg. Dê um nome descritivo à imagem antes, por exemplo: pudim-de-leite.jpg. 

O tempo de carregamento do seu blog também é importante, portanto,  redimensione as imagens antes de anexá-las no artigo para não ficar pesado.


4- Interlink postagens antigas


Além de contribuir para o SEO do seu blog, interlinkar conteúdo antigo ajudará os novos visitantes a encontrar outros artigos com conteúdo relacionado, acrescentando então mais informações.

As postagens relacionadas podem ser um meio, mas acrescentar os links dentro do corpo do artigo também é super válido, igual eu fiz logo no início desse post. Tudo tem que ser feito de forma natural, tanto as palavras-chave quanto os links, para o efeito não ser ao contrário e invés de alavancar seu blog acabar o derrubando, sendo entendido como spamer.

Já sabe qual será seu próximo post? Siga os seguintes passos:

➭ Pesquise quais as melhores palavras-chave para o assunto que será abordado.
➭ Escreva e adicione as palavras ou frase na introdução e corpo do artigo.
➭ Otimize o título, descrição de pesquisa e link permanente, acrescentando as palavras definidas.
➭ Adicione as imagens já renomeadas e redimensionadas, sem esquecer de usar os atributos de título e texto alternativo.
➭ Interlink conteúdo relacionado no corpo do post.
➭ Publique e divulgue o post compartilhando diretamente dos botões de compartilhamento do seu blog.

Resultado


Abaixo vocês verão alguns dos meus resultados. Realizei algumas pesquisas usando os termos mais utilizados pelos visitantes que chegam em meu blog através de pesquisas no Google e Bing.

Primeira página, na segunda posição, competindo com 30.400.000 concorrentes.

Como fazer seu blog aparecer nas pesquisas do Google

Primeira página, na terceira posição, competindo com 17.400 concorrentes.

Como fazer seu blog aparecer nas pesquisas do Google

Primeira página, na primeira posição, competindo com 2.600 concorrentes.

Como fazer seu blog aparecer nas pesquisas do Google

Primeira página, na quarta posição, competindo com 675.000 concorrentes.

Como fazer seu blog aparecer nas pesquisas do Google

Primeira página, na segunda posição, competindo com 704.000 concorrentes.

Como fazer seu blog aparecer nas pesquisas do Google

Todos os dias esses e vários outros posts me trazem mais de mil acessos, seja o blog atualizado ou não. Isso porque as dicas passadas nesse guia super básico são inseridas e melhoradas sempre que necessário.

Algo que vale ouro é ficar de olho nas palavras que visitantes usam para chegar em seu blog, através do Google Analytics, e ver onde pode melhorar mais.

➭ Veja também: COMO USAR O GOOGLE ANALYTICS - BÁSICO PARA BLOGUEIROS INICIANTES

O post lhe foi útil? Então não vá embora sem deixar seu comentário, é um grande incentivo! ♥


Nos siga no instagram @simplesbellablog e curta nossa página Simples Bella - Blog no Facebook!


27 comentários:

  1. Nossa que legal, gostei das dicas, algumas eu já prático <3

    Beijinhos :*
    http://www.eraoutravez.com/

    ResponderExcluir
  2. Já faço uso de algumas dicas e confesso que considero uma ótima estratégia!

    Beijos,
    www.luhcastt.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, muito essenciais para quem está começando, parabéns pela iniciativa de fazer esse tipo de post! beijão e ótimo fim de semana!

    www.ericaresplandes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, e fico feliz que tenha gostado. Ótimo fim de semana! ♥

      Excluir
  4. Adorei o post Nanda, eu estava desesperada porque meus posts não estavam aparecendo, agora descobri o porquê haha
    Beijo!

    www.meiguicesdalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. EU VOU SEGUIR AGORA ESSAS DICAS!! Menina, eu estou há 4 anos na blogosfera, recomecei agora e não sabia desse mecanismo! A-M-E-I, muito obrigada, vai ajudar muita gente. ♥♥♥

    Um beijo enorrrme. ♥
    Blog Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você por esse comentário, ganhei mais um motivo para continuar publicando! ♥
      BEIJO ♥

      Excluir
  6. Caramba, acho que foi o post sobre SEO mais completo e direto que eu já vi. Eu conhecia já, mas nunca soube exatamente como aderir esse mecanismo. Você foi muito clara e objetiva, me ajudou bastante.

    www.larissaantonelli.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que consegui explicar e não deixar tão confuso, UFA! ♥

      Excluir
  7. Amei, Nanda... Obrigada pelas dicas :*

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal a dica, sempre procuro informações pra deixar meu blog nas pesquisas. Vou seguir com certeza as dicas!

    Beijos,
    Mandy
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, blogueira que tem sede de aprender cresce um pouco cada dia mais!
      BEIJOS ♥

      Excluir
  9. Nanda, amei mesmo, acho que nunca mais tinha entrado num blog e lido até o fim, maravilhoso ❤'

    ResponderExcluir
  10. Obrigadaaaaa pelas dicas Nanda, agora entendi pq não tenho tanta visualização, coloco títulos longos, não penso em palavra chave e não nomeio as fotos que uso no post. Obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas!


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Nanda, primeiramente quero parabeniza-la pelas ótimas dicas de otimização do blog, aqui foi o único lugar que finalmente consegui entender um pouco de como fazer SEO, linguagem bem didática e fácil de entender!

    Fiquei com uma dúvida apenas, na parte de Título e texto alternativo das imagens, eu faço isso em todas as imagens do post?

    bjus e muito obrigada!

    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  13. É do babado essas dicas... Tomei posse!

    ResponderExcluir
  14. Eu já sabia que você era mara nisso e explicava direitinho essas tais de palavras chaves, mas eu, preguiçosa toda vida, nunca parei para estudar direitinho e nunca compreendi, mas hoje, graças a você eu consegui de vez compreender. rs
    Parabéns, molher. <3

    ResponderExcluir
  15. Nossa estou amando seu blog, comecei há pouco tempo com meu blog e suas dicas estão me ajudando MUITO, pois não sei quase nada sobre otimização, SEO e todas essas ferramentas. Muito obrigada por compartilhar todas essas informações.

    ResponderExcluir
  16. Estou amando seu blog! Parabéns pelo trabalho. Eu gostaria de saber se você acha que não ter um dominio e apenas ter um blog com o blogspot faz com que nos vejam como menos profissional, as marcas aceitam trabalhar com Blogspot? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu fecho parcerias para este blog desde 2015, e o domínio personalizado eu só coloquei em setembro deste ano. De verdade, eu não acho que atrapalha - embora muita gente acredite que sim - quando avaliarem seu blog, o que mais importará é o conteúdo!
      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana