PUBLICIDADE

Como criar Pins Irresistíveis [Tutorial - Lição 3]

31 março 2018
Provavelmente você sabe o quanto é importante ter imagens incríveis para compartilhar seu post no Pinterest. Uma ótima imagem converte mais re-pins, que aumentam os cliques e leva tráfego para o seu blog!

Eu adoro criar gráficos para meus posts, mas definitivamente não sou a melhor no quesito design. Estou constantemente mudando o meu estilo de imagem e experimentando diferentes designs para ver quais funcionam melhor.

Com isso, descobri que há certas características de um pin que o torna mais amigável para a plataforma, e é sobre elas que falarei na lição de hoje!

Como criar imagens para o Pinterest usando o Canva



  • ATENÇÃO - Este post faz parte da série Pinterest Ninja em 5 Dias e é necessário ler os outros artigos para aprender a tirar o máximo da plataforma e direcionar tráfego ao seu blog.

Como criar Imagens ideais para o Pinterest


1. Imagens verticais sempre!


As imagens verticais são prioridade, segundo o Pinterest para empresas, cerca de 80% dos usuários utilizam a plataforma através de dispositivos móveis, por isso, o formato vertical é melhor em desempenho.

Além disso, também foi divulgado recentemente que o padrão ideal é 600px por 900px, pensando justamente na tela do celular - leia aqui as atualizações das melhores práticas.

Os tamanhos que têm dado certo para mim são 735px por 1102px, 700px por 1102px e 700px por 1200px, a chave é criar uma imagem, no mínimo, 50% mais alta do que larga. Os formatos mais populares são:
  • Infográficos - 800x2000
  • Tutoriais - 800x1200
  • Verticais - 700x800

2. Use imagens bonitas e de alta resolução!


Quando aparece uma imagem bonita, profissional e atraente, as pessoas tendem a clicar, comprar e compartilhar. A apresentação desempenha um papel importante, porque quando uma imagem não parece muito boa, fica a impressão de que o conteúdo que ela está promovendo também não será muito bom.

Então, dedique um tempo criando imagens para o Pinterest que realmente reflitam o valor do seu conteúdo e use sempre imagens em alta resolução!

Capte atenção dos usuários!

Seu Pin aparecerá no meio de vários outros tão bons quanto ele, por isso você precisa chamar atenção, e isso não acontecerá se as pessoas não puderem ler o que está escrito nele.

Preste atenção no contraste da imagem ao escolher o texto colorido que será usado em segundo plano ou na sobreposição. Contraste insuficiente torna os texto impossível de ler, veja o exemplo abaixo:

Como criar Pins perfeitos em poucos minutos - Tutorial

Na imagem usada, o branco e o rosa são difíceis de ler, principalmente se estiverem entre várias imagens. Dependendo da configuração do aparelho as cores podem até ficar com menos contraste.

A Hierarquia visual também faz toda diferença em uma imagem, que é a organização e priorização do texto com o intuito de passar bem a mensagem.

Observe o exemplo abaixo:

Como criar Pins perfeitos em poucos minutos - Tutorial


Inclua o link do seu blog/site + uma chamada para a ação:


Mencionar o que será encontrado no seu blog, usar uma mensagem curta ou incluir uma miniatura do brinde que você está ofertando é uma ótima maneira de incentivar os cliques, porque isso deixa as pessoas curiosas para acessar o conteúdo divulgado.

Sempre adicione também seu nome ou domínio para que as pessoas reconheçam o nome do seu blog na próxima vez que virem algo seu, seja no Pinterest ou em outro lugar. A recomendação é colocar na parte inferior da imagem, pois ajuda o seu domínio a se destacar e ser memorável.

Essas são as 4 regras básicas de um Pin perfeito para o Pinterest que você precisa ter em mente na hora de criar os seus. Existem vários programas de edição que você pode usar para criar suas imagens, eu comecei usando o PhotoScape mas hoje me encontrei no Canva, muita gente também usa o PicMonkey mas o anterior é mais completo na versão grátis e tem uma interface mais fácil de usar quando estamos iniciando.


Como criar imagens para o Pinterest usando o Canva


Antes de iniciar, tenha fotos livres de alta qualidade que combinem com o seu blog e artigos que você divulgará. A quantidade de fotos assim na internet hoje é enorme, veja o post abaixo e pegue suas imagens grátis para começar a criação para o Pinterest:
Após escolher suas imagens, faça login no Canva. Ele tem modelos já prontos para ser usados no Pinterest (735px por 1102px) e modelos para blog (800px por 1200px). Até se familiarizar em criar seus próprios designs, você pode usá-los pois a personalização é bem fácil, basta mudar imagens e textos para seu Pin ficar pronto.

Como criar Pins perfeitos em poucos minutos - Tutorial


Eu prefiro criar meus próprios modelos pois já criei um padrão para eles. Digite suas dimensões personalizadas e clique em "criar design".

Como criar Pins perfeitos em poucos minutos - Tutorial


1. O design ficará em branco, e para adicionar uma imagem eu clico no primeiro layout do Canva. Ele facilita a inclusão da imagem, pois basta apenas arrastá-la para dentro do layout.

Esse modo também facilita trocar de fundo caso eu não goste do resultado final e já estiver com o texto escrito, sem precisar alterá-lo, trocando apenas a imagem.

Como criar Pins perfeitos em poucos minutos - Tutorial


2. Com a imagem posicionada, é hora de adicionar uma sobreposição que facilite a leitura do texto. Eu costumo adicionar na cor branca, mas você pode usar as cores que correspondem a paleta de cor do seu blog e, claro, que deixem o texto em destaque.

Para fazer isso vá em elementos > formas > e escolha a forma desejada (sempre uso o quadrado). Posicione como preferir, mude a cor e adicione transparência se julgar necessário!

Como criar Pins perfeitos em poucos minutos - Tutorial

3. Fontes - Na versão gratuita não é possível adicionar suas próprias fontes, mas há uma tonelada de fontes diferentes para que você crie combinações. Como a maioria dos usuários do Pinterest navegam usando dispositivos móveis, é melhor escolher uma fonte limpa e simples.

Neste exemplo eu usei a fonte Raleway no texto principal e Lato nos outros. Também deixei as palavras-chave em negrito (Pinterest) e rosa (imagens perfeitas). E, para despertar o interesse dos usuários, acrescentei o que eles conseguirão se acessar o post que está divulgado: criarão imagens perfeitas para o pinterest e atrairão mais cliques.

Como criar imagens perfeitas para o Pinterest em poucos minutos no Canva

4. Ilustrações ou Ícones - Para deixar a imagem ainda mais rica, você pode adicionar ilustrações ou ícons relacionados ao assunto. Na versão grátis do Canva os icons são limitados, então sempre que não me agrado de algum faço download no Freepik.

Neste exemplo adicionei o icon do Pinterest, disponível no próprio Canva, e finalizei com o domínio do blog no rodapé. Está pronto meu design e sempre o salvo em formato PNG (sem fundo transparente).

Como criar imagens perfeitas para o Pinterest em poucos minutos no Canva

Como criar imagens perfeitas para o Pinterest em poucos minutos no Canva


Eu adotei esse estilo para todos os meus Pins pois é o que mais converte, quando criamos uma modelo próprio conseguimos criar novos layouts em questão de minutos, pois você pode reaproveitar o template e mudar apenas o texto.

Mãos em ação:
Leia o terceiro post do Desafio Pinterest Ninja em 5 Dias, sobre como criar ótimas descrições para seus pins, em conjunto com as imagens elas te ajudarão ainda mais a melhorar seu posicionamento.


Quer ir ainda mais longe? Pegue sua cópia do meu e-book, o Manual do Pinterest!


Nele você aprenderá todas as estratégias para crescer definitivamente no Pinterest. Há um capítulo dedicado exclusivamente para a criação de Pins que convertem:

  1. A importância da sobreposição de texto - com call to action convertem 6% a mais!
  2. A importância do uso de imagens corretas
  3. Como o relacionamento de imagens afeta seu desempenho
  4. O que é e como fazer um teste A/B no Pinterest para aumentar sua taxa de conversão. 


Compartilhe o post para ajudar na divulgação do conteúdo!🆗

NÃO DEIXE DE ME ACOMPANHAR:

♡ Instagram | @simplesbellablog
♡ Pinterest | Simples Bella
♡ Facebook | Simples Bella

23 comentários:

  1. Oi Nanda,
    As minhas fotos costumam ser quadradas porque são as fotos que uso no post do blog e no instagram, então já monto padrão. Você acredita que eu deveria refazer as fotos com os livros? http://www.paraisodasideias.com

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode refazer, mas dará muito trabalho. Use as proporções que eu falei, ou o próprio design do Canva "Imagem para Pinterest", há vários templates e layouts lá que você pode adicionar a imagem quadrada no meio, e o texto na parte inferior e superior. Para algumas das minhas imagens de produtos, que costumam ser quadradas, eu fiz assim!

      Excluir
  2. Oii, adorei esse aplicativo, porém criei minha imagem, no tamanho que tu citou. Coloquei os textos, tudo certinho, salvei, mas na hora de carregar no pinterest dá erro. Sabes me dizer o porque? Beijo

    www.simonemagnus.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o canva excelente para muitas coisas, infelizmente acho a Gama de letras muito pouca e acabo pegando as ideias do canva e jogando no photoshop.

    Adorei suas dicas, como sempre.

    Beijoks
    Www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas!! Uso o Canva pra tudo, acho que é uns dos mais completos.

    Beijos

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
  5. Ano passado eu descobri o Pinterest e mudei a capa de todos os meus posts, mas não estou completamente satisfeita com os modelos, porque eles não são padronizados. Eu ia tirar uma foto pra cada tema que abordo no blog, mas acho que vou baixar as imagens free, é mais fácil e as fotos são maia bonitas, embora eu acredite que pra alguns assuntos vou continuar usando as minhas fotos, como em resenhas literárias e posts sobre Bullet Journal.
    Acho que esqueci de falar nos comentários anteriores: Estou seguindo seu blog. Amei aqui.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Post maravilhoso, já uso algumas das suas dicas e tem aumentado gradativamente meu trafego.

    www.styledadani.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Peguei várias dicas

    www.dicananet.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tô amando seus posts sobre o pinterest,pesquisei muito, e a leitura e explicações dos outros sites era muito cansativa. Amei mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo feedback. É muito importante saber disso! <3

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das dicas, ótimo trabalho! Tô aprendendo agora sobre essa rede social e essas dicas sobre a criação de imagens me ajudaram bastante.

    ResponderExcluir
  11. Conhecendo esse trabalho seu fantástico e aplicando. www.osomdascordas.com - www.osomdascordas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Post maravilhoso! Aprendi muito e muito em breve vou comprar esse seu ebook

    ResponderExcluir
  13. Estou amando seu blog.
    Muitas dicas interessantes.

    Só uma pergunta!
    Eu salvo muitas coisas do Pinterest. E toda semana eu recebo do Pinterest notificações de que meus pins foram salvos e a mensagem de que eu tenho bom gosto. Com isso eu posso ganhar dinheiro no Pinterest também ou só se eu tiver um blog?

    Desde já agradeço pelo seu conhecimento compartilhado.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana